Matérias do ENEM: quais são as principais?

Posts Recentes

matérias do Enem

Matérias do ENEM: quais são as principais?

Conhecer as matérias do ENEM pode ajudar a criar um cronograma de estudos. Então, se você está perdido e não sabe para que lado deve ir, o primeiro passo é descobrir quais são as matérias cobradas nesse exame. 

Segundo levantamentos, algumas matérias tendem a aparecer mais nesses exames do que outras. Mesmo assim, nunca será tão fácil começar a estudar, principalmente quando existem várias áreas de conhecimento. 

matérias do Enem

Quer entrar na faculdade usando a nota do ENEM? Acesse https://matriculas.estacio.br/

Matérias do ENEM: Conheça quais são e monte seu cronograma de estudos!

Antes de mais nada, saber quais são as matérias do ENEM pode ajudar o candidato a se preparar para esse importante exame nacional. Pois, dessa maneira, você cria o seu cronograma baseando-se em conteúdos que mais apareceram na prova. 

Afinal, esse exame é bastante extenso, onde conteúdos desenvolvidos durante o ensino médio são cobrados. Mas como se trata de uma ampla variedade de conhecimentos, priorizar quais são os principais é essencial e pode ajudá-lo.

Por esse motivo, é importante buscar por listas com as principais matérias do ENEM. Pois, dessa maneira, você se concentra nas principais modalidades, dando atenção a conteúdos relevantes. 

Como funciona a estrutura do exame?

Primeiramente, antes de criar o seu cronograma de estudos baseado nas principais matérias do ENEM, os candidatos devem fazer uma análise geral e verificar como é a estrutura do exame. 

De maneira geral, a avaliação é composta por 180 questões, sendo que cada uma delas é de uma área de conhecimento específico. São 45 questões da área de ciências humanas, linguagens, matemática e ciências da natureza. 

Além disso, é necessário que o candidato realize uma redação com até 30 linhas. Também é importante se preparar para realizar essa redação, pois ela é considerada muito importante para obter uma boa nota e entrar em um curso superior. 

Apesar de cada disciplina cobrar uma área específica de conhecimento, elas são desenvolvidas de maneiras contextualizadas e interdisciplinares. Então, de maneira geral, isso significa que uma matéria pode aparecer em mais de uma área.

Confira, a seguir, as principais matérias de conhecimento cobradas no ENEM. Dessa maneira, você tem uma ideia de qual matéria aparecerá em cada conhecimento do exame, separando seu cronograma por essas modalidades:

  • Ciências Humanas: As questões são desenvolvidas a partir de matérias de História, Sociologia, Filosofia e Geografia;
  • Linguagens: Como o próprio nome sugere, essas questões são feitas a partir de matérias de linguagens, como literatura, português, artes, educação física e língua estrangeira;
  • Matemática: Os candidatos também vão encontrar questões relacionadas à matéria de matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza: Já na parte de ciências da natureza, será cobrado conhecimento das matérias de biologia, física e química;
  • Redação: Por fim, mas não menos importante, será necessário desenvolver uma redação de 30 linhas. 

No edital do ENEM, é possível encontrar como essas provas são elaboradas, além de cada competência e habilidade que será cobrada dos estudantes. Portanto, é essencial ficar de olho na Matriz de Referência do ENEM. 

Quais são as principais matérias do ENEM?

Alguns especialistas realizaram um levantamento das principais matérias do ENEM, levando em consideração os conhecimentos que mais apareceram durante as edições de 2008 a 2018. 

Então, se você está planejando o seu cronograma de estudos, é essencial levar em consideração as principais matérias cobradas nesse importante exame nacional. Dessa maneira, será possível concentrar seus estudos nas principais áreas de conhecimento. 

Ciências Humanas

  • História: Na área de história, é comum encontrar questões envolvendo a Segunda Guerra Mundial, os governos pós-regime militar e também o segundo reinado;
  • Geografia: A área de geografia envolve questões ambientais, urbanização e também climatologia;
  • Filosofia: Ao realizar as questões de filosofia, é comum encontrar questões envolvendo racionalismo moderno, filosofia contemporânea e aristóteles;
  • Sociologia: Por fim, as questões de sociologia envolvem a cidadania, capitalismo e sociologia contemporânea. 

Linguagens

  • Português: Na área de português, é comum encontrar questões que envolvem conhecimentos de pontuação, formação das palavras e tendências contemporâneas;
  • Educação Física: A área de educação física também aparece em linguagens, cobrando conhecimento sobre esporte e a influência que a mídia exerce sobre o corpo;
  • Artes: Já na área de artes, é comum encontrar questões envolvendo os elementos básicos da arte, arte contemporânea e os elementos básicos da música.
materias do enem

Matemática

  • Matemática: Em matemática, é comum encontrar questões que envolvem problemas de primeiro e segundo grau, porcentagem e grandezas proporcionais.

Ciências da Natureza

  • Biologia: Na prova de biologia, as matérias do ENEM que mais apareceram nas edições envolvem a área de ecossistema, DNA, RNA e genética, além de outras;
  • Química: Já na prova de química, foi possível encontrar questões relacionadas a polaridade e forças, compostos orgânicos e ligações químicas;
  • Física: Na parte de física, é comum que questões relacionadas à acústica, energia e quantidade do movimento sejam cobradas.

Redação

Mesmo que não faça parte das principais matérias do ENEM, é essencial praticar a sua redação. 

Afinal, ela envolve uma grande parte de sua pontuação geral, garantindo a chance de entrar em um curso de nível superior.